arrow_drop_down
Devocional semana 1 - Imagem e Semelhança

Devocional semana 1 - Imagem e Semelhança



Devocional de março: Santidade ao Senhor

Semana 1: Imagem e Semelhança 


“Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Gênesis 1:26-27

Nestes versículos, vemos a declaração de Deus sobre mim e você, no ato da criação, Eles revelam o seu propósito maior de amor e, também, da sua capacidade divina de compartilhar conosco do que Ele é, em sua essência.

Essa atitude de Deus evidencia, de forma clara, seu plano eterno de, através do homem, reestabelecer todas as coisas, nos céus e na terra. Ao compartilhar conosco sua imagem e nos formar à sua semelhança, o domínio sobre a Terra e tudo o que foi criado, percebemos um Deus pleno em bondade, generosidade e que não hesitou de nos formar assim: “Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste”. Salmos 8:5

O primeiro Adão, um homem perfeito, falhou dentro do jardim, imerso na perfeição de Deus. Mas, Deus-Homem, perfeito e santo, venceu no meio do caos. Esse é a demonstração cabal do amor de Deus, ao nos amar de tal maneira, que nos envia seu único Filho, como propiciação de pecados, com o objetivo de restaurar todas as coisas e nos abrir um caminho de volta ao Pai.

Não menospreze quem você é. Entenda como Deus te criou e como estabeleceu em você e mim a sua essência. Seu propósito continua sendo que participemos da natureza divina. “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo, 2 Pedro 1:3-4.

Você é coroa da criação de Deus. Não permita que o acusador de nossas almas, o diabo, ou mesmo as circunstâncias dessa vida e sua aflições te roubem a visão de quem você é e do propósito para o qual você foi criado. Então, arrume a sua coroa e caminhe como quem você – de fato – é!


Por pastor Rubem Barbosa