arrow_drop_down
A Maior Promessa | O musical

A Maior Promessa | O musical

A Maior Promessa |
O musical

A peça teve início neste domingo com o profeta Isaías (Jeziel Oliveira) citando o trecho do capítulo nove do livro de Isaías e sendo tratado como louco pelas pessoas que o ouvem, em seguida, este começa a cantar a música “Palavras Eternas”:


A peça continuou para os tempos atuais com mestres da lei (Renan Sampaio e Fernando Almeida) ensinando sobre a forma que o messias viria, e quando questionados sobre o suposto erro de seus ensinos se vangloriam de seu saber e menosprezam qualquer entendimento de que o Messias viesse como um redentor e pacificador. Nesta hora a peça começou a expor o conflito de opiniões e de classes que Israel vivia em um tempo sem o Cristo por meio da canção “Mais um dia em Nazaré”, mostrando as grandes diferenças de um povo pobre e oprimido em contraste com mestres da lei e ricos que deturpavam as palavras de Deus. 


Em meio aos romanos passando pelo palco e agredindo mendigos, o povo, juntamente com Maria (Merícia Cassiano) e José (Diego Sampaio) começou a se questionar:

- Ainda bem que o Messias virá! E finalmente nos libertará!

- Você acha mesmo? Esses manuscritos são tão antigos...

- É claro que o Messias vem! YAHWEH é um Deus de palavra. Ele sempre cumpre as suas promessas.

Assim, a canção se encerra com Maria dizendo “Um dia o Messias virá”

Na sequência, aconteceu o famoso diálogo entre Maria e o Anjo Gabriel (Victor Sargiani), do evangelho de Lucas, no capítulo 1:26-38.


A peça se encaminhava ao clímax, o medo de Maria em viver os planos de Deus e do julgamento que haveria de receber, mesmo de José, seu noivo.

Na sequencia, então, uma ‘anja’ (Amanda Vicente) começou uma nova canção, "Mistério Insondável", criada exclusivamente para esta peça, e no meio da canção, trouxe uma linda citação:

"Maria está gerando em seu ventre o Deus encarnado. Que situação assustadora. Difícil de acreditar? José que o diga! Por motivos que eles mesmos não entendem, Deus os escolheu para dar luz àquele que é a própria luz. 3 meses Maria e José ficariam longe um do outro, mas mal sabem eles o que irá acontecer!

O Deus de promessas se tornou propriamente a maior delas para mudar completamente o destino da humanidade. O Salvador entre vós, a maior das promessas concretizada através de um simples casal, mas mal sabem eles o que irá acontecer."


Como dito nas escrituras, a história se encaminhou para o sonho de José em que este ouve de Gabriel que Maria conceberia um filho do Espírito Santo. As personagens, em suas falas, enfatizaram então o fato de Deus sempre cumprir suas promessas, em todo o tempo, independente do que acontecesse na história,

Nessa hora, a musica “Promessas” começou a ser entoada, ao mesmo tempo que vários heróis da fé começam a surgir em pontos específicos do templo (Abraão e Isaque, Rute e Boaz, Noé, Moisés (Matheus Laurindo), Davi (Kevin Furstenau), Daniel (Davi Guerra) e Esther (Alana Sampaio)


Em seguida, os anjos fecharam a peça com uma última fala, dizendo: “E todas as promessas cumpridas até então apontavam para esse instante: o nascimento da maior promessa! Hoje as palavras eternas do profeta Isaías e de tantos outros, foram personificadas no nascimento do Salvador! O resgate de Rute, o livramento dos judeus através de Ester, a lei de Moisés, os cânticos de Davi, tudo era sobre Ele e seria cumprido nEle: Jesus Cristo! Que noite gloriosa. O plano perfeito de redenção foi colocado em ação em uma estrebaria qualquer na cidade de Belém. O céu está em festa!”

O gran-finale reuniu todos os atores, figurantes e dançarinas do Hillel, com José, Maria e um bebê (Helena Mendonça) representando o menino Jesus, sentados no centro do palco, e um louvor típico de natal, que cantava "Glória a Deus nas alturas".


O final do musical “A Maior Promessa” contou com a presença de toda a igreja de pé, aplaudindo, com muitas lágrimas e gritos de júbilo.

O espetáculo, estará disponível na íntegra no YouTube, amanhã (segunda-feira, 13) para você conferir e não perder nenhum segundo do especial de natal da YAH Church!